A função do pedagogo na educação infantil

Qual a função do pedagogo na Educação Infantil?

O papel do pedagogo vai além de validar os planejamentos dos professores e de assinar fichas escolares. É fundamental que o profissional de pedagogia vá além das barreiras da escola, para que os alunos possam desenvolver melhor.

Sendo assim, o pedagogo busca novas possibilidades de interações entre alunos, pais, professores e escola. Com isso, o profissional acaba quebrando antigos paradigmas que não ajudem no desenvolvimento infantil, fazendo com que o desenvolvimento aconteça, de fato. Ou seja, o pedagogo sempre está em busca de novos conhecimentos que possam fazer com que o desenvolvimento seja contínuo e inovador. Com a utilização de tecnologia, é possível que novos caminhos sejam traçados e, até mesmo, encurtados para o aprendizado.

Ultimamente, uma ferramenta muito utilizada pelos pedagogos é a internet. Uma ferramenta com possível acesso em qualquer lugar, em que o aluno pode interagir com os professores. Além disso, os pais e professores também podem utilizá-la para retirar duvidas, fazer questionamentos, acompanhar as lições e etc.. É fundamental que o pedagogo esteja presente nestas fases, para garantir que tudo esteja correndo bem.

Vale lembrar, também, que é papel do pedagogo fazer com que todos os professores, e sua equipe, saibam utilizar as plataformas fornecidas para a continuação do desenvolvimento infantil. Em alguns casos, a dificuldade ou a falta de conhecimento da plataforma - pelo profissional -, pode comprometer a criatividade das aulas. Neste caso, o pedagogo pode interferir e fazer com que o conteúdo seja mais dinâmico e melhor disponibilizado.

Com isso, podemos concluir que o papel do pedagogo, em uma instituição, vai além do aprendizado dos alunos. Ele será o responsável para que toda equipe de funcionários esteja atualizada em relação as tecnologias e interação com os alunos. O profissional deve ser capaz de manter a interação com os alunos, apresentando possibilidades diversas quanto a ética, moral e política, dentro do contexto escolar.


Veja também

Síndrome de Rett
Conheça mais sobre a síndrome de Rett e como auxiliar a criança na prevenção

saiba mais

Os jogos educativos e a coordenação motora
Como estimular e trabalhar a coordenação motora na educação infantil

saiba mais

Atividade Física na Educação Infantil
A relação que as atividades físicas têm no auxílio do desenvolvimento infantil

saiba mais