A influência do ambiente familiar no desenvolvimento infantil

O ambiente familiar é o espaço diretamente ligado a socialização e dependência das crianças.

A família que define quais os contextos que elas serão expostas, como: Os amigos, a pré-escola, a escola, o bairro que moram, etc. Essas experiências em família podem influenciar tanto no presente, quanto no futuro da criança, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sócio-emocionais.

Sabemos que os ambientes familiares não são homogêneos, o que pode levar a privação de bem-estar das crianças. Alguns dos fatores externos que podem influenciar negativamente no desenvolvimento infantil são: Abandono do parceiro (a), falta de suporte social, entre outros. Porém, fatores que influenciam diretamente ao desenvolvimento negativo também podem estar presentes, como: maltrato físico, gritos, etc. Esses comportamentos podem levar ao desenvolvimento de mentiras, agressividade, falta de obediência e respeito das crianças aos pais.

Para o sucesso no desenvolvimento cognitivo e sócio-emocional, o relacionamento com os pais deve ter expressões afetivas, envolvimento dos pais nas brincadeiras, etc. As crianças observam muito o comportamento dos pais. São nesses comportamentos que elas se identificam e se espelham. Compaixão, honestidade, generosidade e empatia, ajudam a criança a refletir sobre se colocar no lugar do outro e reconhecer a capacidade das ações que são tomadas. Abraços e beijos ajudam a comunicação de sentimentos, contribuindo no desenvolvimento da autoestima, por exemplo. As brincadeiras promovem a autoconfiança e habilidades de resiliência que ajudam a enfrentar futuros desafios e mudanças.

Porém, alguns comportamentos podem trazer reflexões negativas para as crianças e afetar o seu desenvolvimento. O maltrato físico ou psicológico pode influenciar no comportamento inadequado, afetando a autoestima e na socialização da criança. Ao impor regras, é importante que todos sigam. Assim, as crianças ficam cientes que elas existem e devem ser cumpridas ao longo da vida. Lembrando que as correções não podem depender do estado emocional dos pais (se estão bem, ignoram o comportamento inadequado, e quando estão de mau humor, as punições são mais severas). O excesso de crítica e a ausência de elogio pode refletir na desconfiança e insegurança da criança.

Aqui na Adavel, nós realizamos atividades que proporcionam todo o reforço positivo que o seu filho precisa. Atividades de reforço escolar para as dúvidas que têm nas matérias escolares; atividades de recreação para que possam trabalhar a socialização, noção regras, responsabilidades e empatia; atividades circenses para que possam trabalhar a mente e o físico, de acordo com cada idade.


Veja também

Síndrome de Rett
Conheça mais sobre a síndrome de Rett e como auxiliar a criança na prevenção

saiba mais

Os jogos educativos e a coordenação motora
Como estimular e trabalhar a coordenação motora na educação infantil

saiba mais

Atividade Física na Educação Infantil
A relação que as atividades físicas têm no auxílio do desenvolvimento infantil

saiba mais