O desenho no desenvolvimento infantil

Saiba como o desenho pode ser uma ótima atividade recreativa para o desenvolvimento das crianças.

O desenho é essencial para o desenvolvimento infantil pois transparece muita expressão dos sentimentos das crianças, principalmente àquelas que ainda não conseguem se expressar pela fala ou pela escrita. Ao desenhar, a criança cria uma ponte entre o mundo imaginário e a realidade. É por meio desta atividade recreativa que conseguimos ver ela é mais tímida, mais autoconfiante, e tantas outras características para auxiliar no desenvolvimento de cada uma delas.

Na Educação Infantil, o desenho deve ser uma atividade sempre presente, pois muitas crianças demonstram o que estão sentindo através deles. Por isso, nenhum desenho pode ser desvalorizado ou limitado a uma ideia única. Além da descoberta pelas cores, texturas, formas e etc, a criança trabalha no desenvolvimento social, emocional, motor e cognitivo.

Sendo assim, com este tipo de recreação, a criança encontra uma maneira de se expressar, aprimorando o controle de suas emoções. Com isso, ao estimular as atividades, a tendência é que se afastem sentimentos como apatia e tristeza, prevenindo a ansiedade e até mesmo depressão.

O desenvolvimento motor é desenvolvido pelo ato de segurar o lápis, caneta ou giz de cera. O movimento de pinça auxilia na coordenação motora, principalmente na fase em que os desenhos passam de traços e começam a ter formas definidas. Portanto, além de desenvolver a criatividade, a recreação auxilia até mesmo as crianças com habilidade motora reduzida, ajudando a evolução dentro das suas limitações.

Portando, para que a imaginação da criança possa fluir de forma natural, ofereça a ela materiais diversos para se expressar. Quanto maior a variedade, melhor será a experiência para todos. Outro auxílio importante é aumentar o repertório da criança. Leve-a ao parque, ao zoológico, a museus, mostre fotos e conte histórias ilustradas em livros. Assim, a referência que ela terá será maior, aumentando as referências que terá para ilustrar. Para que a recreação seja mais divertida ainda, é possível propor desafios criando temas para os desenhos. Porém, para melhor desenvolvimento da criança, não compare os trabalhos, não crie modelos específicos e não corrija sobre o que ela tiver desenhado. É importante ressaltar que não existe o “jeito certo” ou “mais bonito” no desenho criado por ela. Existem casos de crianças que chegam ao Ensino Fundamental com certo bloqueio na expressividade justamente por conta destes possíveis cortes que tiveram na infância.

Na Adavel, incentivamos o desenvolvimento infantil através de várias atividades recreativas para as crianças. Com isso, auxiliamos no desenvolvimento físico, motor, emocional, social e cognitivo das crianças e adolescentes.


Veja também

Síndrome de Rett
Conheça mais sobre a síndrome de Rett e como auxiliar a criança na prevenção

saiba mais

Os jogos educativos e a coordenação motora
Como estimular e trabalhar a coordenação motora na educação infantil

saiba mais

Atividade Física na Educação Infantil
A relação que as atividades físicas têm no auxílio do desenvolvimento infantil

saiba mais