Os jogos educativos e a coordenação motora

Como estimular e trabalhar a coordenação motora na educação infantil

Estimular e trabalhar a coordenação motora é um grande desafio para pais, professores e profissionais, principalmente na educação infantil. Para isso, vamos explicar um pouco mais sobre o desenvolvimento da coordenação motora, tendo em vista as definições de “coordenação motora fina” e “coordenação motora grossa”. Durante a educação infantil, é o melhor momento para que sejam trabalhadas, visto que serão recursos utilizados para todo futuro das crianças e adolescentes.

Sobre a coordenação motora fina, podemos definir como o desenvolvimento das funções básicas como: desenhar, escrever, pintar, colar, etc. É a coordenação referente aos movimentos de pequenos músculos localizados, principalmente, nos pés e mãos. Os exercícios devem ser estimulantes e aplicados de forma gradativa, tendo em vista a idade da criança. É aconselhável que os exercícios sejam feitos do mais simples ao mais complexo.

Já a coordenação motora grossa, pode ser definida como o desenvolvimento das funções como: correr, pular, caminhar, etc. Ou seja, todas as atividades que dependem de impulso físico para serem executadas. Nesta definição, se encontram todos os músculos do corpo que permitem estes tipos de tarefas, e também devem ser estimuladas na primeira infância. Lembrando que os exercícios devem ser feitos sempre do mais simples ao mais complexo, para que a criança possa desenvolver de forma completa.

Neste artigo, daremos algumas dicas de como estimular os dois tipos de coordenação. É importante ressaltar que a criança tenha um roteiro de atividades e paciência, para que os movimentos sejam estimulados.

As atividades propostas para o desenvolvimento da coordenação motora fina são, por exemplo, de desenhos. Para gerar esse estímulo podem ser utilizados giz, lápis, tinta guache e etc.. Em nossas atividades de recreação, todos os estímulos são gerados para melhor desenvolvimento da criança.

Já para o desenvolvimento da coordenação motora grossa, as atividades que são propostas exigem um pouco mais do corpo. São atividades como correr, pular, saltar, etc.. São atividades que enriquecem os movimentos musculares das crianças. Também podem ser utilizados objetos para auxiliar nas atividades. Na Adavel, os alunos têm a bola de futebol e as aulas de circo, que aumentam este potencial de desenvolvimento.


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