A importância de uma alimentação saudável na infância

Ter uma alimentação saudável durante a infância é fundamental para que a criança tenha nutrientes suficientes para suas atividades diárias, além de prevenir diversas doenças que são causadas por alimentos processados e sem nutrientes.

As crianças criam hábitos tendo como exemplo o estilo de vida dos pais.

Por isso é importante incentivar que a criança experimente frutas, legumes e verduras desde muito cedo. É claro que nem todos os alimentos irão agradar o paladar e conforme vão crescendo, tendem a ficar muito mais críticos em relação aos alimentos que consomem.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que a criança consuma por dia cinco porções de frutas, hortaliças e legumes. E de acordo com a OMS quase um terço do planeta, o equivalente a 2,3 bilhões de pessoas, vivem acima do peso.

A nutricionista Mariana Del Bosco afirma que 41 milhões de crianças ainda menores de cinco anos de idade, são afetadas pela obesidade. Estando elas sujeitas a doenças como o colesterol, hipertensão, diabetes, além de afetar a qualidade de vida dos pequenos.

Ter uma alimentação saudável desde a infância, é a melhor forma de garantir uma qualidade de vida e prevenir inúmeras doenças. Sendo assim, é importante e inserção de carboidratos, fibras, proteínas, sais minerais e água, de forma balanceada.

Segue algumas dicas para conseguirem balancear a alimentação dos pequenos:

Frutas:

As frutas podem ser consumidas com casca, pois grande parte das vitaminas e nutrientes da fruta estão na casca. Antes de servi-las, é importante higieniza-las de forma adequada.

Doces:

Os doces podem ser consumidos, mas de forma moderada, pois se passar do limite, pode se tornar um risco a saúde do pequeno. O recomendado é servir apenas três vezes por semana.

Pratos coloridos:

Oferecer pratos coloridos, desperta o apetite com mais facilidade, garantindo grande valor nutricional aos pratos dos pequenos.

Alimentos duros:

O consumo de alimentos mais consistentes como beterraba, cenoura, pepino, tomate e outros, ajudam no fortalecimento bucal, auxiliando na mastigação.

Água e sucos:

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, oferecer água é o ideal, porém, se preferir ao suco, é recomendado os cítricos, que são excelentes para absorver as vitaminas.

A Adavel possui uma parceria com a Gaeb, que define e elabora os cardápios dos alunos. Sendo assim, atendemos as necessidades nutricionais de todos alunos. Inclusive, contamos com cardápios personalizados para os que possuem alguma necessidade especial.

Entre em contato e saiba um pouco mais sobre o nosso trabalho!

Veja também

Síndrome de Rett
Conheça mais sobre a síndrome de Rett e como auxiliar a criança na prevenção

saiba mais

Os jogos educativos e a coordenação motora
Como estimular e trabalhar a coordenação motora na educação infantil

saiba mais

Atividade Física na Educação Infantil
A relação que as atividades físicas têm no auxílio do desenvolvimento infantil

saiba mais