Atividade Física na Educação Infantil

A relação que as atividades físicas têm no auxílio do desenvolvimento infantil

Atividades físicas durante a infância são essenciais para que as crianças possam melhoria em diversos tipos de habilidades. São elas: Habilidade Motora, Habilidade Manipulativa do Movimento, Habilidade Estabilizadora do Movimento. O desenvolvimento destas habilidades irá auxiliar as crianças no caminhar, correr, saltar, chutar, manter a postura, dominar o corpo, entre diversas outras.

É na infância que aprendemos sobre todas as nossas habilidades motoras. Caso não sejam trabalhadas nesse período, a criança perde e, infelizmente, não consegue recuperar na vida adulta. Por este motivo, é de extrema importância que as atividades físicas e brincadeiras sejam trabalhadas durante a infância pois, ao longo da vida, ocorre a melhoria na capacidade dos movimentos e habilidades, aumentando a capacidade de controle dos movimentos.

Além de todos estes benefícios para o corpo, as atividades físicas proporcionam melhoria na autoestima também. Para as crianças e adolescentes, mais ainda. A socialização, o sorriso, as mãos sujas, e todas as consequências que as atividades físicas trazem, ajudam muito no humor e na autoconfiança delas. Nas atividades coletivas, as orientações do profissional são essenciais para que o objetivo do desenvolvimento seja atingido.

Todas as atividades físicas devem ser do gosto da criança. Assim, além de trabalhar todo o desenvolvimento fazendo algo prazeroso, a criança fica estimulada a continuar nas atividades.

Aqui na Adavel, as atividades de circo e de esportes auxiliam muito no desenvolvimento infantil. Trabalhamos tanto o aspecto físico quanto social das crianças. A consequência dessas atividades é um futuro melhor físico, motor e mental de todos alunos. Também contamos com atividades lúdicas e recreação, trabalhando por completo o desenvolvimento infantil.


Veja também

Síndrome de Rett
Conheça mais sobre a síndrome de Rett e como auxiliar a criança na prevenção

saiba mais

Os jogos educativos e a coordenação motora
Como estimular e trabalhar a coordenação motora na educação infantil

saiba mais

Hiperatividade Infantil
Saiba quais os sintomas apresentados em pessoas hiperativas e como diagnosticá-las.

saiba mais