Hiperatividade Infantil

Saiba quais os sintomas apresentados em pessoas hiperativas e como diagnosticá-las.

A hiperatividade pode ser, por muitas vezes, confundida ou associada ao TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Porém, não são a mesma coisa. A hiperatividade pode ser um sintoma de TDAH, mas não significa que uma criança hiperativa o tenha.

A hiperatividade pode se referir ao simples fato de a criança ser mais agitada que outras, da mesma idade e pode ser amenizada com a ajuda de pais, professores e profissionais. Devido a agitação em excesso, a criança hiperativa pode ter dificuldades de concentração, finalização de atividades ou, até mesmo, para realizar as tarefas.

É muito comum que as crianças sejam mais enérgicas que os adultos. Por isso, muito cuidado para não confundir a agitação natural da criança com hiperatividade. A hiperatividade infantil sempre é acompanhada por uma impulsividade, pois a criança não consegue controlar os seus impulsos e acaba por exteriorizar as vontades, em seus movimentos.

Importante lembrar que as crianças hiperativas apresentam formas e sinais desta condição, que não devem ser confundidos com indisciplina ou falta de esforço. Hiperativos têm dificuldade para manter foco em uma atividade ou concluí-la, pois estão sempre intercalando uma com outra, e parecem não dar ouvidos ao que os adultos falam. Um outro sintoma é a desorganização.

Caso perceba que sua criança possa ter hiperatividade, converse com os professores dela para saber sobre o comportamento dentro de sala de aula. Porém, um psicólogo pode identificar de maneira mais precisa.

Após identificado, alguns procedimentos podem ser adotados para lidar melhor com a criança hiperativa, pois ela também entende sobre as próprias dificuldades. Ela entende que não consegue acompanhar o desenvolvimento dos colegas e que as pessoas se incomodam com o seu comportamento, por ser diferente. Para isso, além das orientações do profissional que irá acompanhar, algumas outras medidas podem ser tomadas para que as crianças com esta condição possam se sentir mais amparadas e compreendidas. Estimule a imaginação nas brincadeiras, pois irá acalmar e manter a concentração em uma atividade animadora. Incentive a leitura, pois ajuda a aprimorar o foco e a atenção.


Veja também

Síndrome de Rett
Conheça mais sobre a síndrome de Rett e como auxiliar a criança na prevenção

saiba mais

Os jogos educativos e a coordenação motora
Como estimular e trabalhar a coordenação motora na educação infantil

saiba mais

Atividade Física na Educação Infantil
A relação que as atividades físicas têm no auxílio do desenvolvimento infantil

saiba mais