Síndrome de Rett

Conheça mais sobre a síndrome de Rett e como auxiliar a criança na prevenção

A Síndrome de Rett é uma doença neurológica, provocada por uma mutação genética. Na grande maioria dos casos é observada em crianças do sexo feminino. Nos casos dos meninos, infelizmente, pode levar ao não nascimento da criança. Esta síndrome se caracteriza pela perda das funções motoras e neurológicas após, aproximadamente, no primeiro ano de vida. Após este período, movimentos involuntários ou repetitivos começam a tomar lugar da capacidade de andar, falar, e até mesmo do controle das mãos. O contato social pode sofrer interferência também, pois algumas palavras aprendidas podem ser esquecidas, fazendo com que a comunicação seja feita somente através de olhares.

Lidar com crianças que sofrem com a Síndrome de Rett pode ser um desafio, porém, é preciso criar estratégias para que elas possam se comunicar e aprender. Uma das estratégias usadas é a criação de um sistema de comunicação simples, que pode ser placas com desenhos ou palavras, que indiquem o que a criança deseja.

Ainda não existe cura ou tratamento específico para crianças diagnosticadas com Síndrome de Rett. Porém, é fundamental que tenham acompanhamento constante e de diversas áreas, como fisioterapeuta, neurologista, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional. Uma alimentação equilibrada e o uso de alguns medicamentos auxiliam a combater alguns sintomas.


Veja também

Os jogos educativos e a coordenação motora
Como estimular e trabalhar a coordenação motora na educação infantil

saiba mais

Atividade Física na Educação Infantil
A relação que as atividades físicas têm no auxílio do desenvolvimento infantil

saiba mais

Hiperatividade Infantil
Saiba quais os sintomas apresentados em pessoas hiperativas e como diagnosticá-las.

saiba mais