Brincar ajuda no desenvolvimento infantil

Sempre que se fala em brincadeira, se pensa em algo que sem muito utilidade para o desenvolvimento, que a função principal é para distrair e trazer alegria, mas o ato de brincar pode fazer muito mais do que só isso. Os benefícios que as atividades lúdicas podem trazer para o desenvolvimento das crianças, são diverso e podem ajudar muito na hora do aprendizado.

É por meio da brincadeira que as crianças exploram o mundo, descobrem coisas novas, constroem experiências e sua própria identidade. Por isso é importante que a família incentive a criança desde cedo a brincar.

Ao brincar, a criança começa a desenvolver e estimular suas capacidades motoras, começa a conhecer e entender melhor como o própria corpo funciona, criando também, mecanismos de autoproteção e autocuidado.

Quando a criança é protagonista de suas brincadeiras, quando ela mesma escolhe as regras, elabora as atividades e comanda o próprio jogo, isso proporciona um comportamento social e emocional diferente para cada situação do dia a dia, oferecendo total autonomia e incentivo para o desenvolvimento de responsabilidade, organização e autoconfiança. Além disso, a criatividade e curiosidade que já fazem parte da criança, são melhores desenvolvidas e aprimoradas com brincadeiras lúdicas.

Com o contra período da Adavel, as atividades lúdicas construídas e elaboradas, trabalham muito bem todos os aspectos que têm uma relação direta com o desenvolvimento, crescimento e aprendizado dos pequenos.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso contra período e todos os benefícios que o seu filho pode ter!

Veja também

Síndrome de Rett
Conheça mais sobre a síndrome de Rett e como auxiliar a criança na prevenção

saiba mais

Os jogos educativos e a coordenação motora
Como estimular e trabalhar a coordenação motora na educação infantil

saiba mais

Atividade Física na Educação Infantil
A relação que as atividades físicas têm no auxílio do desenvolvimento infantil

saiba mais