Dicas de Aprendizado Infantil

Sabemos que a escola tem uma grande importância na educação das crianças e adolescentes, mas sem a interação da família, os aprendizados em sala de aula não se efetivam com plenitude. E longe dos professores, é difícil mantê-las focadas nos estudos. Pensando nisso, daremos 4 dicas para ajudar no aprendizado dos pequenos:

1 – Crie um ambiente favorável ao aprendizado

É muito mais fácil se concentrar em um ambiente limpo, confortável, organizado e luminoso, isso ajuda na atenção e se torna mais convidativo ao aprendizado. É importante também, manter computadores, celulares, videogames, televisão e outros eletrônicos fora do alcance na hora dos estudos, a não ser que sejam ferramentas para o aprendizado.

2 – Crie uma rotina de estudos

Ter um local e horário pré-estabelecido, é essencial para construir o hábito de estudar, por isso é importante planejar um cronograma que ajude na organização do tempo.

3 – Entenda o perfil de aprendiz do seu filho

Existem 3 grandes grupos de perfis de aprendizagem que se combinam com cada pessoa. Um desses estilos é predominante e identifica-lo torna o aprendizado muito mais produtivo.

Pessoas visuais aprendem melhor ao usar textos, fotos, vídeos, gráficos e mind maps. Mesmo que a atividade seja oral, como uma apresentação em grupo, professores e pais podem incentivá-las a anotar os tópicos do discurso para uma maior fixação dos conteúdos.

Pessoas com o perfil auditivo, preferem informações faladas e usam perguntas como uma parte importante do aprendizado. É ideal explorar recursos de áudio, como audiobooks, leituras em voz alta e discussões em grupo.

E pessoas cenestésicas, preferem vivenciar os conceitos na prática, aplicar as atividades na vida real. Experimentos em laboratórios, aulas em campo, oficinas manuais e maquetes são opções ideais para este perfil.

É importante pensar que as crianças estão passando por um momento importante de desenvolvimento, ainda estão construindo sua maneira de ser no mundo, por isso é saudável diversificar os estímulos, entender que cada uma tem seu tempo e maneiras de aprender.

4 – Ensine seu filho a respirar

Existem pesquisas que relacionam os tipos de respiração ao desempenho da memória, essencial para o aprendizado, A técnica de respiração é uma forma de estabelecer contato com o próprio corpo e exercer controle sobre ele. A respiração breve e curta, que é centralizada no peito, que normalmente realizamos no dia a dia, acelera os batimentos cardíacos e agita o corpo e a mente. Já a diafragmática, é o oposto, acalmam as ondas mentais, evitando o estresse e ansiedade.

Veja também

Você sabe o que é contra período?
Geralmente as crianças frequentam a escola regular no período da manhã ou da tarde. E no restante do dia, o que elas fazem?

saiba mais