Expressão Corporal

A expressão corporal faz parte da nossa vida desde o momento do nosso nascimento. Ela permite que a gente possa demonstrar o nosso real humor, temperamento, ânimo, etc. Mas além de transmitir nossos sentimentos, a expressão corporal tem um papel fundamental no aprendizado.

Boa parte do nosso aprendizado vem no período da infância. Qualquer tipo de atividade feita, por mais simples que seja, é uma fonte de aprendizado para as crianças. Todas as mensagens que são transmitidas para elas, são recebidas e armazenadas. Não necessariamente essas mensagens são transmitidas e recebidas pelo que reparam. Elas podem ser sobre as emoções de sentir o primeiro toque na água (quente, fria ou morna), o toque no cabelo de alguém ou de algum animal, o gosto e temperatura da comida, o toque em brinquedos e outros objetos, entre várias outras sensações do dia a dia.

Antes mesmo de começarmos a falar, nosso corpo já é nossa ferramenta de comunicação. É nele que que é produzido todo o conteúdo referente a mensagem a ser transmitida. Por esse motivo, a expressão corporal é tão importante. Principalmente quando a criança começa a se movimentar sozinha, cada movimento feito ajuda a transmitir uma mensagem (sentimento) diferente, de acordo com a realidade que está vivendo naquele momento.

Além de todas estas maneiras de demonstrar as mensagens que estão sendo transmitidas, quando a criança trabalha a expressão corporal junto com outras habilidades (como arte, circo, entre outras), o potencial da criança é trabalhado. Sendo assim, a criança consegue aperfeiçoar o desenvolvimento, aumentando a inteligência.

Para profissionais que trabalham nesta área, é possível mesclar as brincadeiras com o desenvolvimento das expressões corporais das crianças. Assim, além de aprenderem as regras dos jogos, elas aprendem mais sobre si e sobre o mundo ao seu redor, também. Ou seja, além de divertir, as crianças aprendem sobre regras para viverem em sociedade adequadamente também.

Para um melhor desenvolvimento, os profissionais podem levar novos elementos para o mundo daquela criança, como animais, objetos, letras, formas, etc. Assim, conseguem trabalhar também com as deficiências, sejam cognitivas ou até mesmo motoras. Essa experiência de brincar, junto com todo trabalho de consciência corporal, sem dúvida faz com que o desenvolvimento infantil seja muito mais completo.


Veja também

Síndrome de Rett
Conheça mais sobre a síndrome de Rett e como auxiliar a criança na prevenção

saiba mais

Os jogos educativos e a coordenação motora
Como estimular e trabalhar a coordenação motora na educação infantil

saiba mais

Atividade Física na Educação Infantil
A relação que as atividades físicas têm no auxílio do desenvolvimento infantil

saiba mais